10.09.2009

:: Nobel para a esperança


Teresa de Sousa dixit!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ainda assim, parece-me que a Academia Nobel deu um tiro no escuro.

E se o que ele prevê fazer, acaba por não acontecer?

E se o Irão ou a Coreia do Norte decidem avançar para as armas nucleares e o Obama é obrigado a intervir militarmente nesses países?

Será coerente um prémio Nobel da Paz declarar guerra? (Ainda que seja para evitar "possíveis" consequências mais desastrosas).

A meu ver, mais do que intenções ou discursos, o prémio deveria distinguir o trabalho feito... e neste momento, Obama ainda pouco tem para apresentar.

Um prémio dado demasiado cedo (que no entanto espero sinceramente que ele o venha a justificar nos próximos anos).

Yes, he Can!!! :) :)

jonah disse...

Concordo 100% e a decisão surpreendeu toda a gente, incluindo o próprio, quer-me parecer. Também acho que o prémio deve distinguir a obra, não as intenções... mas não deixa de ser uma leitura interessante esta da Teresa de Sousa. "Alimentar a esperança é, também, uma forma poderosa de procurar a paz." e isso, Obama faz.

macaca grava-por-cima disse...

E o que nos resta realmente, quando já não temos esperança?

A verdade é que ele devolveu a esperança a muita gente que não a tinha... Se isso não é construir um caminho para a paz (de muitos espíritos e, consequentemente para a Paz, aquela que se escreve em caixa alta), não sei o que será...

fd disse...

"É possível que comece a dizer-se que o Prémio Nobel da Paz foi prematuro, mas não o é se o tomarmos como um investimento. Graças a ele talvez Obama ganhe ainda maior consciência de quanto o necessitamos".
José Saramago, 9/10/2009