12.19.2008

:: tanto e tão pouco

foi num dia desta semana à noite. a fila indiana era inesperadamente ordeira. foi a minha primeira vez e pensava que já sabia tudo, que não me ia surpreender. e no entanto vi tanta coisa que as reportagens da tv nunca me tinham mostrado... 

Vergonha e Indiferença. Revolta e Resignação. Loucura e Lucidez desconcertante. Vi Embriaguez. Sofrimento. Esperança e Desilusão. vondade de Lutar e Inércia. Juventude e Brio. Idade e Desespero. Também havia Frieza, mas sobretudo, Reconhecimento.  

 e de tudo isto que nunca vou esquecer, sei que recordarei com particular intensidade os olhares fugidios de vergonha. e os que tinham o “obrigado” no olhar. porque percebo tão bem a vergonha dos que têm que se expor à caridade alheira  em plena Lisboa para poder comer uma sopa quente . e porque não têm que existir obrigados. ninguém está de parabéns por distribuir sopa de barriga cheia, por estar duas horas ao frio e no fim regressar ao conforto do lar, quando há quem durma ao relento hoje, amanhã e sempre. porque tirar duas horas da minha vida confortável e abdicar de um cinema para estar ali não merece um olhar de agradecimento. 

nasceu em mim uma responsabilidade que desconhecia: a de dar mais do meu tempo e menos do meu dinheiro.

 

Obrigada M por nos teres mostrado.

12.11.2008


diz que até somos modernaços e com queda para a tecnologia. que gostamos de computadores, de ipods de iphones de telemóveis de PDAs... que recusamos ser info-excluídos. diz até que recebemos a notícia do Magalhães com algum orgulho (que só durou enquanto não percebermos que era fraquinho, coisa de crianças).

diz que gostamos de nos cultivar sobre a World Wide Web - 

"Lá está o rapaz enfiado na internete, páh. Larga já isso que te dá cabo dos olhos e da cabeça! Vai mazé jogar com a Nintendo PSP, ou lá o que é, como os rapazinhos da tua idade fazem. Ai minha Nossa Senhora que este filho só me dá preocupações..." 

e enchemos o peito no escritório para falar do computador novo que vamos comprar no Natal. dizemos gigas, capacidade de memória, e processador sem saber muito bem onde colocar cada termo na frase, mas até nos costumamos safar.

e agora este estudo diz que até compramos coisas online, com cartão de crédito, sem medos. eu acredito, porque a fonte é segura. e fico feliz, cheia de orgulho. Afinal é verdade, até somos virados para a tecnologia e é por isso que temos uma média de 10 telemóveis por cabeça em cada família.



e já agora, aproveitem e façam as vossas compras de Natal online. Eu já fiz as minhas.


11.29.2008


acho que disse demasiadas vezes em voz alta que o Inverno até é bom. que a chuva até pode ser romântica. que não há prazer maior que por o cachecol, o casaco pesado, as luvas, o gorro e sair para a rua só com o nariz de fora. que o cheiro das lareiras a queimar lenha compensa a inexistência de aquecimento central na maior parte das casas deste país.

bullshit!  

era só uma tentativa desesperada de aguentar até Março, mas este Sábado provou-me que a melhor estratégia é mesmo hibernar.

humpf!


11.25.2008

:: challenged


a Eva desafiou-me. e eu respondo com atraso, mas respondo com convicção!

O que tenho de fazer:
Escrever uma lista com 8 coisas que sonho fazer;
Convidar 8 parceiros(as) de blogs amigos para responder;
Comentar no blog de quem nos convidou;
Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da “convocatória”;
Mencionar as regras.


os meus sonhos, hoje (amanhã podem ser outros)

- mais tempo para dormir e para namorar
- mais disponibilidade para sorrir (porque a vida já me dá razões para isso, eu é que às vezes me esqueço)
- sushi todos os dias sem engordar um grama
- a minha avó sempre comigo
- o ombro da minha mãe e a protecção do meu pai, como até hoje
- tu, comigo
- tornar-me na pessoa mais confiante do mundo (e entrar para o Guiness)
- aquela Casa a transbordar história pelas fissuras do soalho, mas mascarada com muito estilo


[e ao reler, ocorre-me que isto é mais uma lista de resoluções de ano novo que outra coisa]