7.24.2009

:: sobre as pessoas que estão juntas pelo medo de ficarem sozinhas

dizias tu que a conversa começou em Havana. jantávamos naquele restaurante onde parecia que existíamos nós os cinco e uma ou duas moscas. os empregados à nossa volta, demasiada solicitude, pouca afluência, comida fraquinha. mas até isso era motivo de brincadeira. estávamos felizes, os cinco. de férias, debitando nonsense com bebidas de hortelã à frente. para quê boa comida?

e tu largaste, a propósito de uma qualquer conversa: "as pessoas só estão juntas porque têm medo de estar sozinhas". creio que não te surpreendes que hoje em dia essas palavras se tenham tornado num dos nossos chavões sempre que falamos de relacionamentos e queremos brincar contigo.

no fundo somos todas muito diferentes mas partilhamos um certo romantismo (será geracional?) e essas tuas tiradas desafiam-nos a crença. mas o mais engraçado é que tu, apesar desse teu cepticismo meio bruto (que acho que verbalizas só porque tiras algum gozo do facto de conseguires chocar à séria as tuas meninas), és o último dos românticos! um dia destes, digo-te porquê, agora não que neste ponto já deves sentir-te demasiado exposto. sabes que gostamos demais de ti para te ouvir dizer estas coisas, assim à bruta, mas até sei onde queres chegar e acho que tens alguma razão. claro, não deixa de ser uma generalização e isso... vale o que vale!

certo é que dou por mim desde essa conversa a olhar para as pessoas à minha volta e a pensar nisso. e não consigo chegar a uma conclusão, porque Amar é algo diferente para cada um de nós. antes de conseguirmos perceber se as pessoas estão juntas por amor ou motivadas por outra coisa qualquer, era preciso saber: o que é o amor afinal?

11 comentários:

Anónimo disse...

Minha querida M.,
Obrigado. Mas era preciso muito mais do que um blog (um jantar noutra qualquer ilha das Caraíbas bastará...) para retomar o tema. Por enquanto, dou por mim muita vezes a revisitá-lo e ainda que sem conclusões diferentes o importante é saber que só poderia ter estas discussões com aqueles que tão bem e melhor me conhecem. Aliás, a frase "acho que verbalizas só porque tiras algum gozo do facto de conseguires chocar à séria as tuas meninas" traduz isso mesmo.
O Amor, não sei o que é. E acho, sinceramente, que ninguém sabe.
(Podemos retomar o tema exactamente por aqui, para o ano, neste local http://www.martiniquetourisme.com/)

macaca grava-por-cima disse...

Eh pah, grande post...
Dá que pensar!!!

E já agora, onde é que nos inscrevemos para a excursão? LOL
Se quiserem o meu contributo para a reflexão sobre este tema interessantíssimo... já sabem... é só dizerem!!! LOLOLOLOLOLOL

jonah disse...

Anónimo, jantar marcado para o ano no local sugerido! Espera-se que já todos com algumas respostas nessa altura... :)

MGPC, a discussão está aberta a quem queira contribuir, se bem que, devo dizer-te, tens o privilégio de ser daquelas pessoas (entre outras à minha volta felizmente)que contribui para a falibilidade da afirmação de que falamos neste post :)

macaca grava-por-cima disse...

Não percebeste... eu queria era retomar o tama no link apresentado pelo anónimo!!!

:-DDDD

E precisamente por ter essa particularidade, posso trazer muito à discussão... LOL

Beijos

jonah disse...

ahahah! interesseira...

macaca disse...

Zntão e as pessoas que estão sozinhas por medo de ficarem juntas? :)

Anónimo disse...

Macaca,
Excelente questão. Martinique, 2010Estás convidada.

P. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
P. disse...

Eu sei o que é o amor... o amor é oferecer um salto de queda livre ao namorado e ficar cá em baixo a rezar baixinho e a pedir a todos os santinhos que ele chegue inteirinho...
É chegarmos a casa, olharmos para a pessoa que temos ao nosso lado e pensarmos que é tudo aquilo que nós queremos, que nos preenche...
(este comment foi baseado em testemunhos reais porque eu ainda o estou a descobrir e sei que tenho um longo caminho a percorrer mas é em vocês que todos os dias me inspiro)

jonah disse...

:) e o que responder a isto?!
obrigada...

eva disse...

uau... gostei muito! Mas tb me parece que essa é uma pergunta sem resposta... ou com respostas à medida de cada um! bj